quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Yaffo

Aqui está o post sobre Yaffo que havia prometido.
Yaffo é a cidade antiga que foi adicionada à Tel Aviv. Uma vizinhança árabe com milênios de história nas costas.

Yaffo vista de longe.

Tem duas formas de chegar lá. Se for com um veículo, Você dá de cara com a torre do relógio. Mas também dá pra chegar a Yaffo caminhando pela beira mar ou em bicicleta. Vendo a cidade se aproximar lentamente.



A torre do relógio, paisagem vista quando se chega a Yaffo.

Hoje em dia, árabes, judeus, pessoas comuns levam suas vidas normalmente, pisando nas mesmas ruas que personalidades como os Reis David Salomão e Ricardo Coração de Leão pisaram.

O lugar passou por uma série de períodos diferentes.
A enciclopédia diz que o porto de Yaffo está em uso desde a Era do Bronze.



Diz a lenda que foi conquistada pelo Faraó Thutmose III por volta de 1440 AC e ficou sob o domínio egípcio por uns quase 400 anos.

Se você vier pela costa vai passar por umas construções imponentes (restaurações do que já existia há muito tempo), pelo porto até chegar numa escada com uma plaquinha: Para Yaffo antiga.




Ao subir esses degraus você se depara com uma Yaffo antiga super bem cuidada, cheia de arte. Tudo é lindo e bem cuidado e algumas coisas se percebem bastante consumidas pelo tempo e pela maresia.




Mas voltando a história... É claro que Yaffo também está na bíblia. Foi através de seu porto que chegaram os cedros do Líbano para a construção do templo de Salomão e desse mesmo porto partiu o profeta Jonas e foi engolido por um peixe, dentro do qual ficou por três dias.



Mas enfim... depois, foi Senaqueribe, o rei da Assíria quem tomou de posse o lugar e dessa vez, Yaffo passou da mão dos judeus para os assírios e destes para os babilônicos, e os persas e os fenicios. Todo mundo tirou sua casquinha. Alexandre, O Grande, não podia ficar de fora e também passou por ali, até que vieram os romanos e puseram fogo em tudo, os judeus se revoltaram e muita gente perdeu a vida.



No período medieval Yaffo também foi um lugar importante para romanos e bizantinos até que foi conquistada pelo árabes em 636 DC e ficou sob as leis islâmicas por um tempo.



Uma cruz meio fora de lugar?




Não. É a embaixada do Vaticano. Em Tel Aviv nunca vi organizações católicas. Por isso o estranhamento.


Depois vieram os cruzados procurar o santo graal por ali e foi assim que Ricardo Coração de Leão entrou nessa história cercando a cidade, até que chegou Saladim, o famoso rei de origem curda que liderou os muçulmanos contra os cruzados e tomou a cidade para si, por volta de 1191. Depois de uns cem anos os cruzados se reestabeleceram, mas depois vieram os egípcios liderados por Baibars, em 1268. Finalmente, no século XIV a cidade foi totalmente destruída por temor aos cruzados que deviam barbarizar total. Um viajante chamado Cotwyk deixou notas dizendo que não ficou pedra sobre pedra.


Passemos então, ao período Otomano. Em 1515 Yaffo foi conquistada pelo Sultão Selim I, e assim, teve início o período. Peregrinos cristãos rumo à Jerusalém e Galiléia voltaram a ser vistos de passagem, mas quase ninguém morava por ali. Haviam muitos piratas na área e trazer mercadoria pela costa de Yaffo tornara-se perigoso.
Na segunda década do século XIX, uma sinagoga e uma hospedagem para judeus foram construídas, teve início um período de estabilidade até que, em 1832 Muhammed Ali, do Egito, conquistou a cidade. O progresso continuou e se faziam muitos negócios com a marinha francesa e inglesa e, finalmente, em 1872 os muros da cidade foram derrubados.

Napoleão I, também esteve lá. Em 1799 saqueou a cidade, matou um monte de gente e foi-se embora.



Este é um monumento em homenagem a fé de Jacó, o sacrifício de Isaque e a caída de Jericó.

Mas então, já estou ficando cansada da história de Yaffo. Quando comecei a ler não sabia que tanta coisa aconteceu por lá, enfim... vou encurtar.



No início do século XX foi a vez dos britânicos, nesse período alguns judeus moravam em Yaffo, mas houveram umas revoltas árabes e ficou mais seguro mudar pra Tel Aviv, ou seja, a cidade estava, predominantemente, ocupada por árabes. Nesta época tudo estava confuso, haviam greves e protestos. Os árabes não estavam satisfeitos com o controle britânico.

Nesta época, não havia Israel, era Palestina, e houve uma revolta que durou de 1936 a 39.  Uma super greve teve início no porto de Yaffo paralisando a economia. O bicho pegou e as autoridades bloquearam todas as saídas, cortaram água, luz e tudo que desse condições ao povo de sobreviver.

Depois que os britânicos fizeram tudo que tinha que fazer nas terras orientais, era hora de devolver esse território para seu povo e começaram as discussões para ver o que ficava com o Estado Judeu e o que com Palestina. Muitas bombas foram disparadas e muito sangue derramado.


Depois de tanta gente importante, tanta confusão, ruína e sangue, parece que tudo se acalmou. Yaffo é ponto turístico com algumas partes super cuidadas pela prefeitura. Mas na verdade, se você se embrenhar pelas ruas, vai perceber que os árabes vivem em condições inferiores e vivem acusando seus primos da tal judaisação, ou seja, tentativas de encher de judeus as áreas árabes.


Espero que tenham gostado desse resumo dos longos anos de Yaffo. Para saber tudo com detalhes acesse:http://en.wikipedia.org/wiki/Jaffa

Nenhum comentário:

Postar um comentário