domingo, 12 de setembro de 2010

Sinai

Um paraíso na terra. Isso é Sinai.


 No Brasil, estamos, de certa forma, familiarizados com Monte Sinai, pois foi lá que Moisés subiu as montanhas para falar com Deus, recebeu os dez mandamentos e escreveu tudo numa tábua de pedra. Depois, também abriu o mar vermelho, permitindo que o povo judeu deixasse finalmente o Egito e muitos anos de escravidão.



Sinai é uma península que fica entre o Mar Vermelho e o Canal de Suez.A paisagem é incrível, pois mistura praia, montanha e deserto de uma forma particular. É parte do Egito, mas em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, teve metade de seu território ocupado por Israel.


Os israelenses devolveram as regiões ocupadas para o Egito como parte do acordo de paz, em 1979.
Durante muito tempo a costa de Sinai foi bastante frequentada, principalmente por turistas israelenses, mas o turismo decaiu drasticamente depois de alguns atentados que aconteceram em 2004, deixando quase cem mortos e mais de duzentos feridos.



O governo israelense sempre lança comentários recomendando aos cidadãos que não frequentem o lugar, mas isso se deve também á uma questão econômica, pois é melhor se o dinheiro for gasto em Israel mesmo.


O que ví com meus próprios olhos foi um paraíso, um oásis em meio ao deserto e, deserto. Dormi debaixo do céu estrelado, despertei com o calor do sol, comi uma comida simples e caseira, li "Cem anos de solidão" que por sinal, não podia ser um livro melhor para ser lido alí e tive o prazer de nadar no meio dos corais.


Shakshuka, um prato muito comum em Israel. Ovos fritos no molho de tomate e alguns vegetais de acordo com a preferência, queijo egípcio (Feta), a famosa salada israelense e pão sírio. Uma delícia.


Depois o café que é servido bem bonitinho no estilo árabe com pózinho no fundo. Se soubesse ler a sorte...
Snorkeling, um festival de cores, vida, vida, vida! Que ousadia o ser humano pensar que pode usurpar esse tesouro para pendurá-lo no pescoço ou onde for. Fiquei tão encantada... e ainda não entendo o que há de errado com o mundo em que melhor é possuir um objeto morto que deixá-lo com vida em seu lugar.


Mas este post não acaba aqui. Quero falar um pouco sobre os beduínos e para não me alongar demais, como fiz com Yaffo, vou continuar daqui a dois dias. Por enquanto, se quiser saber mais dê uma olhada na enciclopédia.

5 comentários:

  1. Não imaginava que esse lugar beirava o paraíso. E eles que procuravam a terra prometida...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu também não sabia. Mas o problema naquele tempo era como sobreviver num lugar assim? Única coisa que tem em abundância são os derivados do mar, mas fruta, água... na verdade é um lugar difícil se não for pelas possibilidades do mundo moderno.

    Valeu o comentário.

    ResponderExcluir
  3. Maria, você vai amar. Non te olvides los equipos de snorkeling.

    ResponderExcluir
  4. Oi vanessa sou a silvia esposa de gino de vasto que vc me ensinou italiano e portugues pra ela agente se casou estamos bem se lembra? fiquei feliz em saber que voce esta em israel te deixo nosso contato pois perdemos seu contato menina tenho um sonho de visitar israel quem sabe voce nao sera nossa guia sera um prazer Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir