quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Rosh HaShanah - Feliz 5771

 Para o povo o judeu, semana passada, entramos no ano 5771. E o que isso significa? Feriado, família reunida e comer coisas específicas para trazer sorte.
Rosh HaShanah significa cabeça do ano, capita, início.
As empresas tradicionalmente presenteiam seus funcionários com cestas cheias de coisinhas gostosas, cartões bônus para jantares e compras.
No jantar de ano novo fazemos um ritual, comendo cada prato e invocando sua simbologia.


Menu:
Sementes de romã - para a saúde (é uma das frutas mais saudáveis que existem) e suas muitas sementes representam fartura, abundância.
Maçã com mel - para adoçar o novo ano.
Cabeça de peixe - para ser sempre cabeça, nunca cauda.
Beterraba - por causa do nome, pois em hebraico é "selek" que também significa, basicamente, vencer o inimigo.
Date (é uma fruta, não consegui descobrir o nome em português e acho que não cresce no Brasil) - também para representar doçura.


Aproveito para fazer um agradecimento especial à família do meu namorado, com quem celebrei o ano novo. Eles sempre me recebem com muito carinho e nenhuma pressão, mesmo eu não sendo judia. São todos muito queridos.


No judaísmo quem carrega a herança judia são as mulheres, portanto se um judeu casar-se com uma não judia, seus filhos não serão considerados judeus, a não ser que a mãe se converta. Isso, muitas vezes é um problema entre famílias e namoradas.


Vale lembrar que em Israel tem gente de todo tipo, assim como em qualquer lugar do mundo. Tem muitos judeus praticantes aqui, mas tem também os que seguem as tradições, mais por um fato cultural que religioso e tem até aqueles que apesar de serem judeus, não estão nem aí para o judaísmo. Mas uma coisa é unânime, todos gostam de um bom feriado.


Setembro é um mês muito especial em Israel. Além de conter o ano novo tem também Yon Kippur e Sukkot. Vou falar sobre todos eles.


Feliz ano novo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário