terça-feira, 24 de agosto de 2010

Escola de Hebraico ou Ulpan

Surpreendentemente Israel é um país extremamente cosmopolita. Surpreendentemente porque a tendência é pensar: - o que as pessoas vão fazer num lugar tão arriscado? Bom, para os judeus de todo o mundo, existe em Israel uma sensação de segurança, de pertencimento. E, devido a globalizaçãoe  a maior mobilidade das pessoas pelo mundo, existe, também, uma mistura maior.


Os Israelenses viajam muito. Principalmente depois do exército, é quase uma tradição fazer uma viagem pela américa latina ou pelo oriente, Índia, Tailandia...


Bom, vamos aos fatos. Quem leu o artigo anterior, sabe que eu vou à escola, todos os dias aprender hebraico. Escola de hebraico tem um nome especial: Ulpan.


A Ulpan Gordon, onde estudo, zona norte de Tel Aviv, está fervendo de gente de tudo quanto é canto. Sem brincadeira, gente de toda a América Latina, tailandeses, filipinos, norte americanos, franceses, belgas, muitos alemães, canadenses, russos até etiopes e sudaneses estudam lá. Mas o que mais me surpreende é que uns 75% dessas pessoas estão lá por amor. Quero dizer, tem muitos judeus que vão constantemente passar férias (principalmente para o euro, é muito vantajoso (1nis = 2 reais)) e querem aprender a língua, tem gente à trabalho, mas como eu disse, a maioria está lá por ter conhecido um ou uma israelense e ter se apaixonado. 


Homens e mulheres com uma história parecida. Recomeçar em um novo país para estar junto de alguém...


Nenhum comentário:

Postar um comentário