quinta-feira, 27 de maio de 2010

HALVA

Something lighter today.


Halva é um doce baseado em gergelim e mel. Eu pensava que era uma especialidade unicamente local, mas descobri que há variações de halva no leste europeu, na África e em outros países do oriente médio.
Vários outros ingredientes podem ser adicionados aos principais, como pistache, amêndoas, chocolate, etc.
É uma delícia. Eu prefiro não ter em casa, porque se tiver não consigo parar de comer. Tem uma textura gostosa e gruda no dente, depois vai dissolvendo devagarinho, bom...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sirenes

17h00, estou escrevendo, enquanto escrevo ouço as sirenes. Dessa vez ninguém ligou nem avisou, estou sozinha. Agora elas pararam. Sensação horrível de que um dia isso pode ser mais que uma simulação.

Alarme Anti Bomba


      Hoje acordei com um telefonema. Uma amiga me avisando que as 11h00 soaria uma sirene e que todas as pessoas deveriam procurar um lugar seguro. Ela queria me avisar pra não entrar em pânico.
      Não entrar em pânico? Como assim?
      Por sorte meu namorado estava em casa, então pelo menos me senti mais segura. Ele estava calmo e eu perguntei - Por que isso está acontecendo?
      - Não sei... a Coréia declarou guerra e nós tememos o Irã.
      Meu Deus!!!! Esses filhos da puta tomam decisões e a gente é que explode.
      11h00, soaram as sirenes e nós fomos pra janela. Moro no primeiro andar em uma rua bem tranquila, não deu pra ver muita coisa. Uma senhora de idade caminhando rapidamente, talvez incomodada pela sirene. Um homem jovem, tranquilo, não tava nem aí. Tudo em paz. A vida volta ao normal e segue seu fluxo.
      Depois, ao controlar meus e-mails, tinha um de uma outra amiga, avisando sobre as sirenes e dizendo que seria uma simulação e que todos deveriam ficar em lugares seguros por dez minutos.
      Lula visita o Irã. Netanyahu constrói na zona que Israel, anteriormente, concedeu a Palestina...
     Eu ainda não entendo bem estas questões e não sei onde isso vai dar. Esse lugar é maravilhoso para viver, mas ter filhos aqui é algo em que uma forasteira tem que pensar... Será que vale a pena ver marido e filhos partindo pra guerra? Uma pessoa como eu que jamais derramaria sequer uma gota de suor ou sangue pra político nenhum ter poder ou vender armas.
    Such a sick world...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Primavera - Tel Aviv is in flowers


Vista do Parque da Independência sobre a praia de Hilton.


Não é flor, mas é bonito. Shderot (avenida) Nordau.


Varandinha Típica.

domingo, 16 de maio de 2010

O Messias está entre nós?

   
Esta foto foi tirada no dia 10 de abril, minha primeira visita ao mercado de Hacarmel. Foi a primeira vez que vi esse moço sentado na praça. Ele diz que é o Messias e chama quem quiser segui-lo.

 

 Um mês depois, 13 de maio, ele continua lá todos os dias e agora tem um seguidor.
   O jovem com a câmera está produzindo um documentário para participar do Doc Challenge, o desafio de produzir,filmar e editar um documentário em cinco dias para a competição no DOCAVIV.


O messias também fuma cigarros...


Assista na próxima semana ao vídeo com a pregação do Messias. Como você acha que as pessoas reagem à ele?

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O primeiro por do sol a gente nunca esquece...

Esta é a paisagem que você encontra quando caminha pela Av. Ben Gurion até a Av. Hayarcon, por volta das 19h00. Hayarcon é a avenida que percorre toda a costa de Tel Aviv. É cheia de barzinhos sobre a areia, uma delícia...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

DOCAVIV

Entre os dias 06 e 15 de maio acontece o DOCAVIV, Festival de Documentários de Tel Aviv.
Mostra internacional, nacional e, o que achei muito bacana, a mostra de curtas realizados pelos concluintes das universidades daqui. Essa mostra foi ontem. Os filmes demonstraram boa qualidade técnica e conteúdo muito interessante. Os vencedores de cada competição serão exibidos no último dia.
Workshops e palestras também enriquecem o festival e o mais bacana de tudo é o cinema ao ar livre e de graça, no porto, seguido de festa.

Saiba mais: http://www.docaviv.co.il/
Em junho tem o International Student Film Festival, quem quiser já pode se adiantar: http://www.taufilmfest.com/


Fachada da Cinemateca com exposição fotográfica.

Exibição do documentário “When you are strange” de Tom Dicillo.


 Bombou!!!! rsrsr

terça-feira, 4 de maio de 2010

Hacarmel Market

Hacarmel Market ou Shuk Hacarmel, como eles dizem por aqui, é o maior mercado de rua de Tel Aviv. Fica na parte centro-oeste da cidade e acontece as terças e sextas. Em Hacarmel pode-se provar algumas especialidades tradicionais como falafel e borekas, além de ouvir a gritaria dos feirantes e ver locais de todas as origens. Gosto muito de passear por lá.

Beringela Direrente.

Doces regionais, deliciosos...

Hamsa - um amuleto contra inveja e maldade. Eu pensava que fosse estritamente judeu, mas o wikipédia diz que é de origem fenícia ou cartágena e que os árabes também usam.

Um soldado faz compras com sua arma a tiracolo, algo comum por aqui.

domingo, 2 de maio de 2010

Brasil!!!

Os Israelenses também adoram o Brasil e as havaianas. Estão em todos lugar. Bom, essa é uma loja Ipanema, mas tem duas lojas especializadas em Havainas nas minhas redondezas. WOW! Todo mundo usa mesmo.
Essa foto me agrada particularmente pela mistura de Brasil e Israel. De qualquer forma os Israelenses são muito patriotas e tem bandeira em tudo quanto é canto.